Ademar Camerino – MDB

Ademar Camerino nasceu em 11 de novembro de 1959, em Muriaé. Filho de José Camerino e Manuela Camerino, é casado com Elisangela Millard Correa Camerino, com quem tem um casal de filhos. É pai de Gustavo Millard Correa Camerino e, após 15 anos, nasceu Alícia Lindaura Millard Correa Camerino.

Ademar passou sua infância no campo, juntamente com mais sete irmãos. Estudou na área rural, na Escola Municipal São Bento e na Escola Estadual Professor Gonçalves Couto, no bairro Porto. O primeiro trabalho foi junto ao pai cultivando arroz, milho e feijão. Anos mais tarde, passou a fazer o transporte de leite para cooperativa, voltando pouco depois à área agrícola. Aos 16 anos, retornou à área urbana, fixando raiz no bairro Santa Terezinha, e passou a trabalhar como vendedor de verduras e motorista. Trabalhou com a família do advogado Hélio Tostes por 10 anos, dirigindo, fazendo trabalhos de banco, na fazenda, entre outros. Também prestou serviços à família de Zélia Carneiro, mãe do médico Cláudio Renato Carneiro, de quem lembra com carinho e respeito. Trabalhou ainda para a família de Nize Pacheco – Cartório Pacheco.

O jovem aprendiz, cheio de garra, em ambas as situações, foi motorista particular, responsável por viagens em longos trechos, e auxiliar nas atividades diárias. Desempenhou atividades no mesmo setor na Casa de Saúde Santa Lúcia e, por algum tempo, exerceu a função de técnico de raio-x. Aos poucos decidiu se profissionalizar em transporte urbano, seguindo a carreia de motorista. Trabalhou por mais de seis anos dirigindo veículos para a empresa Coletivos Muriaeense.

Desbravou fronteiras como presidente do bairro Santa Terezinha por quatro vezes consecutivas. Neste período, conseguiu inúmeras melhorias para a extensa comunidade. Aos 37 anos, decidiu entrar para a carreira política, candidatando-se em 1996 a vereador. Venceu nas eleições de 1997 com 655 votos, legislando pelo PFL por quatro anos. Durante este período, conseguiu junto ao prefeito da época asfaltamento e iluminação para todo o bairro Santa Terezinha, assim como a passarela para o trecho conhecido como “Quenta Sol”, que estava desmoronando. Também solicitou, e foi atendido, com muros de arrimo para as ruas Abelar Goulart e Genuíno Scoparo.

Nos anos que se seguiram, o vereador voltou a participar do pleito para a legislatura 2001/2004, reelegendo-se com 876 votos pelo PTB. Obteve êxito como representante do povo, e decidiu que esta era a vida que mais lhe satisfazia: ajudar o próximo e fiscalizar a organização da cidade. Partiu então para mais uma disputa, e, mesmo conseguindo 1.144 votos, não conseguiu vencer, devido às exigências estabelecidas pela legenda do partido. Resolveu então trabalhar naquilo que mais conhecia numa prefeitura: veículos e maquinários (almoxarifado).

Passaram os anos e uma nova eleição estava para acontecer, e Ademar Camerino não conseguiu ficar de fora. Iniciou campanha e colocou-se a caminho para mais uma empreitada eleitoral em 2008. Venceu, consagrando-se como o vereador mais votado da história de Muriaé para a legislatura 2009/2012, tornando-se presidente da Câmara de Vereadores.

Candidatou-se novamente em 2016 e foi eleito pelo partido PROS com 1.998 votos, sendo o terceiro mais votado.

Em 2020 disputou mais um pleito, e em 2021 deu início nesta legislatura a seu sétimo mandato, mantendo como assessor, desde quando ainda era presidente da Associação dos Moradores do Bairro Santa Terezinha, ou seja, há mais de 20 anos, o jovem Norberto Antônio Albino, companheiro de todas as horas…

Telefone direto do Gabinete: (32) 3696 3078.

Veja os projetos e as proposições do vereador