Dr. RANGEL MARTINO DE OLIVEIRA PAIVA nasceu na cidade de Uberlândia, aos 26 dias do mês de setembro de 1976, sendo o terceiro filho dos saudosos Raymundo de Oliveira Paiva (“Dr. Raymundo da Emater”, como era mais conhecido, renomado Engenheiro Agrônomo e ex-secretário de Agricultura desta cidade) e Maria da Glória Martino de Oliveira Paiva (“Dona Lola Martino”).
Radicado em Muriaé, aqui concluiu seus estudos no ensino fundamental e médio. Visando sua formação superior, mudou-se para a cidade de Juiz de Fora, onde concluiu sua graduação em Direito no ano de 2001. Após a realização de cursos de atualização em Direito e pós-graduação na área de Direito Penal e Direito Processual Penal, retornou para Muriaé, desenvolvendo seus trabalhos como advogado criminalista.
No ano de 2004, iniciou sua carreira no magistério do ensino superior na Faculdade de Direito do Centro Universitário UNIFAMINAS (Campus Muriaé), onde ocupou, por mais de dez anos, o cargo de professor assistente, as cadeiras de Direito Penal I e II. Ainda como professor, lecionou as disciplinas “Direito Penal”, “Processo Penal” e “Legislação Penal Especial” em cursos preparatórios para concursos públicos e exames da OAB. Na área de concursos públicos, também integrou bancas e equipes técnicas responsáveis pela realização de diversos certames em todo território nacional.
Por influência do magistério e graças à retórica fluente, tornou-se palestrante em eventos jurídicos e autor de artigos científicos. Aprovado com distinção em concurso público de provas e títulos para o provimento do cargo de Delegado de Polícia do Estado de Minas Gerais, exerce suas funções, desde março de 2008, na 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Muriaé, tendo atuado nas Delegacias Adjuntas de Defesa da Mulher, Crimes Ambientais, Crimes Eleitorais, Crimes contra a Pessoa, Menores Infratores, Homicídios e Plantão. Como Delegado de Polícia, solucionou inúmeros casos criminais extremamente complexos e de grande repercussão ocorridos na Comarca.
No campo, social destacou-se como criador do projeto “Integra Cidadão” (iniciativa que promove a instrução cidadã de crianças e adolescentes nas escolas públicas de Muriaé através de palestras educativas, seminários, mesas-redondas e debates sobre temas básicos de segurança pública, cidadania, direitos e garantias fundamentais) e como membro da Diretoria Administrativa do projeto “Obras Sociais Pró-Moradia” (entidade não governamental que possibilitou o acesso à moradia a mais de 800 famílias de baixa renda).
Ingressando na política no ano de 2020, candidatou-se a vereador pela primeira vez nas eleições ocorridas no mesmo ano, sendo eleito com expressivos 1.419 votos.